O Festival


Nos Estados Unidos (Jackson Hole Wildlife Film Festival), Inglaterra (Wildscreen - Bristol) e Japão (Japan Wildlife Film Festival - Tóquio) e Itália (Sondrio Festival), realizam-se anualmente os mais importantes festivais de cinema ambiental da atualidade. Por estes festivais passa o que há de melhor da produção mundial de documentários sobre natureza, meio ambiente, populações indígenas, ou comunidades tradicionais.

 

No Brasil, com o crescente interesse do público, instala-se um mercado promissor, a exemplo do que já existe há muito tempo na Europa e Estados Unidos. Programas como Planeta Terra e Repórter Eco (TV Cultura), ou os documentários do Discovery Channel , Animal Planet e GNT  já são parte indispensável da programação dirigida a uma audiência mais qualificada. Na TV aberta, o Globo Repórter adota cada vez mais a pauta ambiente/natureza, chegado a registrar a marca de 42 pontos de audiência, um verdadeiro recorde. Séries de vídeos sobre natureza e meio ambiente estão à venda nas melhores bancas de jornais e livrarias, ou pelo sistema de telemarketing.

 

Existem vários centros de produção desse tipo de documentário em todo o mundo, com destaque para os Estados Unidos, Canadá, Nova Zelândia e alguns países europeus, mas o maior e mais importante fica cidade de Bristol, Inglaterra. Lá, se concentram as melhores production houses, pequenas empresas que criam e produzem os melhores documentários naturalistas. Trabalhando com equipes espalhadas pelo planeta, as melhores técnicas cinematográficas e científicas, além, é claro de orçamentos estratosféricos, produzem verdadeiras obras de arte. BBC, National Geographic Society e Discovery Channel se encarregam de entregar essas maravilhas nos lares de todos nós.

 

É o caso, por exemplo do vencedor da categoria internacional do Festival. Nick Upton, produtor senior da Green Unbrella Productions, é de Bristol e tem seus trabalhos exibidos e distribuídos em todo o mundo pela BBC. Além do filme vencedor - Vampires, Devilbirds and Spirits - um documentário que relaciona com maestria as lendas e mitos de Trinidad-Tobago à sua exuberante natureza, a Green Umbrella inscreveu o brilhante Beetlemania.

 

O Brasil também foi muito bem representado. Lawrence Wahba, da produtora Canal Azul, conhecido por seus trabalhos no fundo do mar, ganhou a categoria nacional com um programa da série Planeta Oceano - Moluscos - no ar pelo canal GNT. A Canal Azul também inscreveu um outro programa da série: Predadores.

 

A realização do festival criou um espaço para este tipo de manifestação cultural. Foi também a chance de discutir e aprender com os mestres do ofício de documentar a natureza. Produzir mais e cada vez melhores filmes sobre a rica realidade ambiental de nosso país é o nosso mais fascinante desafio para o futuro.

 

Objetivos 

·         Divulgar informações sobre áreas naturais de vários países: estado de conservação, peculiaridades de fauna e flora, populações residentes;

·         Incentivar a produção nacional de filmes ambientais;

·         Constituir centro de documentação, a partir de acervo formado pelos filmes inscritos no Festival.

 

Participação

 

Participaram do I Festival Internacional Imagens da Natureza os seguintes produtores e diretores:

·         Revati Mukerjee - produtora da Eco Media Productions, de Madras, fornecedora do canal Discovery, BBC Índia

·         Phyllis Dannhauser - diretora e organizadora do Festival de Pretória - África do Sul

·         Neil Curry - diretor premiado nos mais importantes festivais do mundo, organizador do Festival de Pretória de Filmes Ambientais - África do Sul

·         Brenda Curry - técnica de som e produtora, premiada nos festivais de Missoula e Jackson Hole - África do Sul

·         Juan Carlos Gedda Ortiz - diretor e produtor da Série Al Sur del Mundo, no ar há mais de 12 anos na TV Universidad Católica do Chile Chile

·         Habana Muñoz - produtora e técnica de som da Pudú Producciones Chile

·         Peter von Puttkamer - diretor e produtor da Gryphon Productions, de Vancouver, fornecedora do Canal Discovery Canadá

·         Sheera von Puttkamer - produtora da Gryphon Productions Canadá

·         Jan Schieppers-Biekehör - produtor e diretor do programa Tierzeit, da Vox Television, TV a cabo Alemanha

·         Stephania Scarpari - organizadora do Sondrio Festival Itália

·         Céu D'’Ellia - diretor e produtor de documentários e vídeos educativos Brasil

·         Lia de Souza -  produtora Repórter Eco TV Cultura -  Brasil

·         Roberto Petti - Gerente de Programação - Canal GNT

 


Realização e Patrocínio

 

O I FESTIVAL INTERNACIONAL IMAGENS DA NATUREZA foi uma realização da Image Nature Meio Ambiente e Comunicação e da Cógito - Consultoria de Planejamento, com o patrocínio da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo/CETESB e CBA - Cia Brasileira de Alumínio/Votorantim, além do apoio do SENAC/SP, Vídeo&Cia. e do Ministério da Cultura através da Lei de Incentivo à Cultura.


Data e Local

 

O festival aconteceu em São Paulo, no Centro de Comunicação e Artes do SENAC/SP de 8 a 12 de dezembro de 1998 e no auditório da CETESB - Cia de Tecnologia de Saneamento Ambiental De 8 a 11 de dezembro.

No auditório do CCA/SENAC/SP, os produtores e diretores internacionais convidados participaram de um encontro público para relatos de experiências.

 

Mostras  

Em 1999, realizaram-se mostras com o material do I Festival Internacional Imagens da Natureza nos SESCs Consolação, Santos e São José do Rio Preto e no Clube A Hebraica em São Paulo, além de uma mostra paralela dentro do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental de Goiás.


Sinopses

Clique aqui para conhecer.

 

 

  Site Map